sábado, 13 de dezembro de 2008



CONHEÇA UM POUCO MAISSOBRE O MUNICÍPIO DE SEBERI.
O município de Seberi é localizado na Região Norte do Médio Alto Uruguai do Rio do Rio Grande do Sul, está distante 423 Km de Porto Alegre. Possui uma área de 301,4 Km² de extensão territorial onde, a área rural dividi-se em 1.632 propriedades.
Seberi é uma palavra de origem indígena e significa "Rio de Pedras Preciosas". Seberi já foi conhecida como Boca da Picada, Rincão do Fortaleza ou apenas Fortaleza devido a proximidade do Rio que faz divisa com o município de Seberi e o município Erval Seco.
Nosso município possui uma população total de 10.870 habitantes sendo 5.657 na área urbana e 5.213 na área rural com total de 7.860 eleitores.
UMA HISTÓRIA DE BRAVURA
Há muitos anos atrás, quem vinha de Palmeira das Missões, seguindo para Barril, hoje, Frederico Westphalen, ou para água do Mel, hoje Irai, tinha que passar por uma Picada no início de uma vasta mata nativa, aberta pelos tropeiros que seguiam para São Paulo ou por Colonizadores que buscavam terras férteis, ou viajantes que por ali passavam.Mas, muitos desses desbravadores gostaram do lugar e acabaram ficando por aqui. Este lugar ficou conhecido como “Boca da Picada”. No ano de 1912, chegou nesta região um agricultor trazendo a primeira carroça com quatro rodas. Em 1915, este mesmo agricultor fez a primeira plantação de trigo na região. A localidade de “Boca da Picada” continuou crescendo e mais pessoas vindo morar na região. Alguns desbravadores aqui se instalaram perto de um rio, como existiam muitas animais selvagens, construíram uma fortaleza para protegerem-se e resolveram mudar o nome de “Boca da Picada” para Fortaleza e assim surgiu o nome do Rio Fortaleza, pois achavam que pelo rio poderiam identificar melhor o lugar.
O SURGIMENTO DE SEBERI.
A história registra que Seberi teve vários nomes: “Boca da Picada”, “Fortaleza” e Seberi, que na língua Tupy-Guarany significa “Rio de pedras preciosas”. A pequena vila cresceu, ficou com aspecto de cidade e no dia 4 de junho de 1959, desmembrou-se de Palmeiras das Missões, emancipando-se politicamente.
Nós da TRIBO DO VENTO estaremos presentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário